Arroz com Kimchi Playlist: Abril&Maio — 2022 (parte um)

Saudações, caro leitor! Estamos, oficialmente, na metade do ano — sim, meu caro amigo, conforme esta jovem gafanhota que aqui vos fala já havia comentado anteriormente, o tempo aparenta estar se passando muito mais depressa do que nossa percepção é capaz de processar. O recente término do Queendom, produção assinada pelo canal de televisão paga Mnet, juntamente com a proximidade, cada vez maior, do verão no hemisfério norte, lançaria sobre o mercado a promessa de inúmeras novidades. Contudo, creio que o leitor não esteja aqui para falarmos acerca dos lançamentos que ainda estão por vir, correto? Por hora, voltemos nossa atenção para as novidades que surgiriam ao longo do último bimestre. A fim de evitar que a postagem ficasse muito longa, tomei a decisão de dividi-la em duas partes — além disso, por conta de alguns problemas de saúde, não tive tempo suficiente para desenvolvê-la de uma vez só. De qualquer forma, espero que o leitor aprecie o cardápio especial preparado pelo blog, contendo alguns dos principais lançamentos dos meses de Abril e Maio. Bon appetit!

IVE — “Love Dive”: Desde a transmissão de sua primeira temporada, a poderosa franquia Produce, desenvolvida em sistema de parceria entre o canal de televisão Mnet e inúmeras empresas de pequeno e médio porte, o mercado de entretenimento sul-coreano vem sendo afetado por um fenômeno carinhosamente batizado por esta redatora com o nome de Efeito Produce. Ao longo dos últimos cinco — quase seis — anos, acabaria por se tornar um evento bastante comum a adição de antigos participantes do programa ao line–up de grupos estreantes. Contudo, a presença de um, ou mais, membros já conhecidos pelo público, na maior parte dos casos, não se mostraria uma fórmula eficiente — basta, por exemplo, analisarmos os casos de girlgroups bastante promissores, como Gugudan e Pristin, que acabaram dissolvidos com pouquíssimo tempo de trajetória. Todavia, o IVE acabaria por se tornar um exemplo de “case de sucesso”. Tendo realizado sua estreia em dezembro de 2021 — figurando, inclusive, entre um dos principais lançamentos do último ano —, o sexteto, cuja formação ganharia destaque, em especial, pela presença de Ahn Yujin e Jang Wonyoung — ambas membros do, agora, finado IZ✩ONE —, nos convidaria, por meio de seu mais recente projeto de estúdio, para um arriscado mergulho pelas misteriosas águas do amor. Fazendo, ainda que, de maneira indireta, referência à figura de Narciso, a faixa título do álbum, “Love Dive”, construiria, por meio de sua sonoridade levemente retrô, uma atmosfera de sonho, a qual seria reforçada pelo belíssimo videoclipe que a acompanha. A b–side “Royal” faria companhia ao lead single, sendo, inclusive, responsável por introduzir ao público as habilidades das membros Gaeul e Rei como letristas – visto que ambas participariam do processo de escrita de seus próprios raps. Outras músicas de “Love Dive” para ouvir: Royal.

Dreamcatcher — “Maison”: No que se refere à inovação, o Dreamcatcher é, talvez, um dos grupos que melhor represente o mencionado adjetivo. Tendo, ao longo de sua trajetória, construído diferentes narrativas — todas contendo um elemento comum: a incansável batalha de um grupo de garotas contra forças ocultas que ameaçam a paz em seu mundo —, o septeto viajaria por diferentes períodos históricos, fornecendo, assim, ao público, as peças necessárias para montar o complexo quebra-cabeças por trás de seu conceito. Tendo, em seu último lançamento, feito sutis referências à obra Hotel Del Luna — portanto, ambientado em uma espécie de limbo temporal dentro de nossa linha do tempo —, o Dreamcatcher realizaria, agora, uma nova viagem ao futuro, fazendo referência à trilogia “Scream–Boca–Odd Eye” — em especial, à última faixa, cujo videoclipe introduziria ao público uma realidade bastante parecida. Se apropriando, como em seus demais lead singles, de elementos característicos do rock para a construção do esqueleto de sua mais recente faixa título, “Maison”, o Dreamcatcher acabaria por abordar, ainda que, de forma discreta, uma temática bastante atual: a degradação do meio ambiente. Pedindo, agora, ao leitor o espaço para expressar com maior liberdade minha opinião — não como ouvinte crítica, mas como alguém que vem acompanhando o trabalho do grupo já faz algum tempo —, gostaria de dizer que, de início, o lead single teria pouquíssimo impacto sobre mim: apenas recentemente é que “Maison” viria a conquistar seu espaço em meio à minha playlist de mais tocadas. Em parte, acredito que essa demora se deva ao fato de que o álbum, como um todo, possui inúmeras canções que, ao meu ver, se mostrariam bem mais atrativas que o próprio lead single — um fenômeno recorrente na discografia de diferentes girlgroups —, havendo destaque para as faixas solo de cada uma das membros, as quais refletiriam, com perfeição, os aspectos mais marcantes de suas personalidades. Outras músicas de “Apocalypse: Save Us” para ouvir: Locked Inside a Door, Starlight, Cherry (Real Miracle), No Dot, For, Beauty Full, Playground.

Monsta X — “Love”: O amor, bem como suas diferentes nuances, acabaria por se tornar um tema bastante recorrente dentro do fantástico universo artístico. No campo da escrita, por exemplo, as paixões incontroláveis — por vezes, trágicas — inspirariam diferentes figuras do meio literário, como William Shakespeare — autor do clássico “Romeu e Julieta”, o qual narraria ao público o conturbado romance entre dois jovens italianos pertencentes a famílias rivais — e Jane Austen — cuja principal obra, “Orgulho e Preconceito”, conduziria seu leitor por uma viagem ao interior da Inglaterra, lar da excêntrica Família Bennet. Contudo, creio que o leitor não esteja aqui para falar de literatura clássica. Nosso verdadeiro objetivo, como o amigo já sabe, é falar sobre música — mais especificamente, sobre a música pop sul-coreana. Completando sete anos de carreira, o Monsta X escolheria o amor, bem como suas diferentes facetas, como tema central para seu mais recente mini álbum — o qual seria batizado com o nome de Shape of Love. Aderindo a uma sonoridade mais retrô — portanto, diferindo, de forma considerável, de boa parte dos trabalhos lançados pelo grupo até o presente momento —, a faixa título do álbum, “Love”, introduziria ao público o amor em sua forma mais avassaladora, temperado com generosas pitadas de sensualidade. À medida que ouvimos às demais canções que constituem o álbum, seríamos, de maneira gradual, introduzidos ao ponto de vista do grupo acerca das diferentes formas de amor — desde a paixão incontrolável, a qual se assemelharia a uma chama, até o sentimento corrompido ao final de um relacionamento, o qual destruiria qualquer forma de alegria, como um incêndio florestal. Como alguém que, desde 2015, vem acompanhando, ainda que, de longe, o trabalho realizado pelo Monsta X, é muito satisfatório ver que o grupo, apesar de possuir uma identidade sonora já construída, ainda se mostraria proposto a experimentar coisas novas. Contando com a participação de Hyungwon, Joohoney e I.M no processo criativo, o mini álbum Shape Of Love, sem dúvidas, já figura entre um dos melhores trabalhos da discografia do grupo. Outras músicas de “Shape of Love” para ouvir: Burning Up (com participação do DJ marroquino R3hab), Breathe, Saranghanda.

Woodz — “I Hate You”: Recentemente, a cultura emo, popularizada, em especial, durante a primeira década dos anos 2000, aparenta ter encontrado no k-pop um novo terreno para florescer. Sendo a principal aposta do (G)I–DLE para seu último lançamento — e, também, tendo ganhado o carinho de diferentes ídolos da atual geração —, a sonoridade característica do emo–pop acabaria por inspirar um de nossos solistas favoritos. Provando, outra vez, sua versatilidade, o ex-futuro atacante do Corinthians, Luizinho — sim, sei que não estamos mais no ano de 2015, contudo, o infame apelido possui algum valor sentimental para esta jovem gafanhota que aqui vos fala, portanto, eu venho utilizando-o até hoje —, acabaria por, também, mergulhar de cabeça no fantástico universo da cultura emo, aderindo desde os visuais característicos dessa famosa tribo urbana — marcados, em especial, pelo uso de estampas xadrez e listras, maquiagem carregada e unhas pintadas de preto — até a leveza e, ao mesmo tempo, dramaticidade, contida nas letras de bandas populares do movimento, como My Chemical Romance e Simple Plan. A faixa título do álbum, “I Hate You”, poderia ser descrita, de maneira simplificada, como sendo uma “divertida canção de término”, aspecto reforçado pelo videoclipe que a acompanha. Construída por meio do lead single, uma atmosfera descontraída permearia cada uma das faixas que constituem o mais recente projeto de estúdio de Seungyoun. Outras músicas de “Colorful Trauma” para ouvir: Todas.

Seu grupo ou artista favorito ficou de fora dessa postagem? Calma! Basta dar uma conferida na nossa playlist do mês, contendo todos os principais lançamentos do mês de outubro. E, caso nossa equipe tenha se esquecido de acrescentar alguma novidade à playlist, não precisa ter vergonha — muito menos xingar a gente no Twitter! Deixe seu comentário ou nos dê um toque por meio das nossas redes sociais, reunidas no final desta postagem. A interação com o público é importantíssima para que possamos melhorar cada vez mais o conteúdo produzido pelo Arroz com Kimchi.


Novamente, é importante reforçar que todo o conteúdo presente nesta postagem, desde a seleção das faixas, até os comentários aqui desenvolvidos, seria elaborado com base na opinião pessoal da autora, sem qualquer intenção de excluir, difamar ou menosprezar o trabalho de determinado grupo ou artista. Mais uma vez, gostaria de deixar aqui meus agradecimentos ao público que tem acompanhado o trabalho do Arroz com Kimchi. Sei que as atualizações do blog têm ocorrido com menor frequência, porém, os constantes bloqueios desta jovem gafanhota que aqui vos fala, bem como alguns problemas de saúde mental, vêm impedindo que o Arroz com Kimchi seja alimentado de maneira constante. Sei, também, que tenho prometido alguns reviews de álbuns — *cof cof* NCT 2020 e NCT 2021 *cof cof* —, porém, peço, mais uma vez, que tenham paciência comigo. Por hora, nos despedimos aqui. Nos encontraremos novamente em breve! ♡

Nos acompanhe pelas nossas demais redes sociais
Facebook | Youtube | Loja

Um comentário em “Arroz com Kimchi Playlist: Abril&Maio — 2022 (parte um)

Deixe um comentário